Nos meses de outubro e novembro de 2013 visitamos os municípios na Bacia do Rio Grande onde acontecerá o projeto “Peixes de Água Doce”, para os primeiros contatos com as escolas da rede pública e as secretarias de Educação.
Na volta às aulas em 2014, as escolas parceiras do projeto serão contempladas com as primeiras oficinas de Educação Ambiental do projeto. O conhecimento adquirido em campo pela equipe de pesquisadores será transmitido aos alunos através das oficinas que utilizarão como metodologia linguagens das artes cênicas e das artes visuais.
As oficinas temáticas pretendem através da sensibilização e percepção ambiental ampliar a compreensão acerca da ecologia e sua importância, contribuindo para a conscientização e busca de soluções para os problemas que afetam o meio ambiente, relacionados com a conservação do rio e dos peixes em âmbito local e regional.
Iniciaremos a primeira oficina desenvolvendo o teatro de improviso, uma maneira divertida de aprendizado, onde os personagens serão construídos baseando-se na realidade local, e os peixes do rio também serão personagens com direito a se expressarem.
Além das oficinas temáticas, nossa equipe realizará através da aplicação e análise de questionários, um levantamento sobre como os cidadãos percebem e se relacionam com o rio e seus peixes, possibilitando diagnosticar a percepção ambiental da população local da Bacia do Rio Grande.
Região da nascente e cabeceira do Rio Grande
Região do Alto Rio Grande
Região do Médio Rio Grande