O livro educativo “Peixes de Água Doce, Teoria e Prática nas Escolas: Bacia do Rio Grande” apresenta parte dos resultados da pesquisa de história natural dos peixes e dos trabalhos de educação ambiental do Projeto Peixes de Água Doce na Bacia do Rio Grande em Minas Gerais. O conhecimento produzido pelo projeto é transmitido nesta publicação através de uma linguagem acessível aos jovens, população ribeirinha e qualquer pessoa interessada no tema. Além das informações relativas aos peixes, seu habitat e comportamento, o livro apresenta também as metodologias utilizadas nas oficinas realizadas pelo projeto, e traz, em encarte, um DVD com imagens subaquáticas das espécies do Rio Grande que podem ser utilizadas em atividades de educação ambiental.
Para apresentação e distribuição do livro educativo à rede escolar e instituições locais nas regiões da nascente, alto e médio Rio Grande, de maio a julho de 2015 foi realizado o último ciclo de oficinas de educação ambiental nos dez municípios abrangidos pelo projeto e também em Belo Horizonte.
No primeiro momento da oficina foi apresentado o livro educativo, que além da diversidade e abrangência de seu conteúdo, teve a capa, a contracapa e as bordas ilustradas com os desenhos feitos pelos alunos durante as oficinas de pintura e origami. Através dos vários capítulos, foram recordados com os alunos os conteúdos ministrados ao longo das oficinas, como a metodologia da pesquisa de história natural, os tipos de mergulho utilizados, a área de abrangência do projeto, a caracterização das três regiões onde a pesquisa aconteceu, os peixes encontrados em cada uma dessas regiões e as metodologias utilizadas nas oficinas de educação ambiental.
Após a apresentação do conteúdo, foi exibido o DVD que acompanha o livro, contendo vídeos organizados em temas como: ambientes, mergulhos, cardume, habitat, alimentação e impactos. Desta forma, esta publicação constitui uma valiosa contribuição para os professores utilizarem na sala de aula.
Depois de assistirem alguns dos vídeos, os alunos se reuniram em grupos e tiveram a oportunidade de folhear o livro para apreciar e recordar os temas trabalhados nas oficinas. Os livros foram recolhidos e iniciou-se uma gincana composta de atividades que ajudaram a avaliar de forma bastante lúdica o conhecimento adquirido ao longo do projeto. As atividades variaram entre perguntas formais, desenhos de espécies de peixes e representação teatral de alguns comportamentos dessas espécies.
A oficina foi bastante animada e participativa e, ao final, foi entregue um exemplar do livro para cada aluno, e também para a biblioteca da escola, em uma quantidade suficiente para que os professores possam levar esse conhecimento gerado sobre a Bacia do Rio Grande para mais alunos.
As secretarias municipais de educação, bibliotecas públicas e comitês de bacia hidrográfica das três regiões abrangidas pelo projeto no Rio Grande também foram contemplados com exemplares do livro educativo, que foi muito bem recebido por todos.