Durante o mês de fevereiro foi realizada a última campanha para a aplicação de questionários nos municípios abrangidos pelo projeto. Na região da Serra da Canastra foram aplicados 80 questionários com moradores ribeirinhos do município de Vargem Bonita e na comunidade de São José do Barreiro, em São Roque de Minas. O apoio do Sr. Sandoval, de Vargem Bonita, e do Sr. Rafael de Almeida, presidente da Associação Comunitária de Produtores Rurais e Moradores de São José do Barreiro, foi fundamental para o sucesso dos trabalhos.

Na Serra do Cipó foram aplicados 27 questionários nos municípios de Santana do Riacho e Santana do Pirapama, onde contamos com a colaboração da Secretária de Turismo de Santana do Riacho e de algumas lideranças locais, o que foi fundamental já que, nesta região, notou-se certo receio por parte dos ribeirinhos, provavelmente em função da proibição da pesca no Rio Cipó.

Na campanha ao norte de Minas Gerais foram aplicados 68 questionários, sendo 29  no município de Buritizeiro e 39 nos municípios de São Francisco e Januária. Nossos grandes apoiadores na região foram as colônias de pescadores e lideranças locais, o que foi de fundamental importância. Em todas as regiões, no intuito de divulgar o projeto,  foram entregues convites, informativos e folders para os ribeirinhos.

A receptividade e aceitação dos pescadores e da população ribeirinha em relação à aplicação dos questionários foram ótimas e o apoio das Colônias de Pescadores e de lideranças locais foi de fundamental importância para a confiança dos entrevistados, considerando que há conflitos de todas as populações ribeirinhas e de pescadores junto aos órgãos ambientais, além de um  receio da pesquisa vir a prejudicar ou restringir suas atividades. Isso foi superado rapidamente através do entendimento da importância da pesquisa para a compreensão dos problemas existentes, na busca de soluções para as questões sócio-ambientais vividas por eles. Ficou claro o contentamento das comunidades ao serem consultadas sobre os peixes e o rio uma vez que possuem profundo conhecimento e são raras as oportunidades de expor suas realidades e percepções.