As entrevistas realizadas com moradores ribeirinhos ao longo da Bacia do Rio São Francisco estão sendo analisadas e têm revelado algumas informações interessantes. Confira nesta reportagem alguns aspectos socioeconômicos dos ribeirinhos em cada região abrangida pelo projeto. 

É possível observar que a maioria dos moradores ribeirinhos entrevistados, nas quatro regiões estudadas, é composta por homens, praticantes da religião Católica, que possuem entre 31 e 65 anos de idade, ensino fundamental incompleto, renda mensal de 1 a 2 salários mínimos e 3 a 5 filhos. A principal diferença dos ribeirinhos entre as regiões foi com relação à atividade profissional, uma vez que na cabeceira do Rio São Francisco e no Rio Cipó predominou a profissão de trabalhador rural e no alto e médio São Francisco a profissão de pescador.

Vargem Bonita e São Roque de Minas

Na região da cabeceira do Rio São Francisco, representada pelos municípios de Vargem Bonita e São Roque de Minas, foram realizadas 94 entrevistas com moradores ribeirinhos. Nesta região, 73% dos entrevistados são homens e 27% são mulheres. A maioria possui entre 31 e 65 anos de idade (64%), enquanto 22% possuem mais de 65 anos e 14% possuem entre 18 e 30 anos. A religião mais praticada pelos os moradores é a Católica, representada por 62% da população entrevistada e a menos praticada é àquela representada pela comunidade religiosa Testemunhas de Jeová (1%).

Em relação ao nível de escolaridade, a maior parte dos entrevistados possui Ensino Fundamental incompleto (55%) e cerca de 10% nunca estudaram. A profissão mais comum entre os moradores ribeirinhos desta região é a de trabalhador rural (20%). A maior parte dos entrevistados apresenta uma renda mensal que varia entre 1 e 2 salários mínimos (82%) e possui de 3 a 5 filhos (37%) .

Jaboticatubas, Santana do Riacho e Santana do Pirapama

Na região do Rio Cipó foram realizadas 96 entrevistas nos municípios de Santana do Pirapama, Jaboticatubas e Santana do Riacho. Nesta região a maioria dos ribeirinhos entrevistados também está representada pelo sexo masculino (80%) e apenas 20% são do sexo feminino. A maior parte, representada por 68% das pessoas, possui entre 31 e 65 anos de idade, enquanto 26% possuem mais de 65 anos e 7% possuem entre 18 e 30 anos. A religião Católica também é predominante entre os entrevistados, representando 76% das respostas e a religião menos praticada é a Evangélica, representado apenas 6%.

Em se tratando do nível de escolaridade, a maior parte dos entrevistados possui apenas Ensino Fundamental incompleto (60%) e aproximadamente 9% nunca estudaram. A profissão predominante entre os moradores ribeirinhos desta região é a de trabalhador rural (42%). A maioria representada por 88% das pessoas possui renda mensal variando entre 1 e 2 salários mínimos. Nesta região, a maior parte das pessoas entrevistadas afirmou ter entre 3 e 5 filhos (38%).

Três Marias, Buritizeiro e Pirapora

As entrevistas no alto Rio São Francisco foram realizadas com 98 moradores ribeirinhos dos municípios de Três Marias, Buritizeiro e Pirapora. Nesta região os entrevistados também são predominantemente homens (91%) e as mulheres representam apenas 9%. A maioria das pessoas que responderam ao questionário possui entre 31 e 65 anos de idade (76%), enquanto aproximadamente 12% possuem mais de 65 anos e a mesma porcentagem possui entre 18 e 30 anos. A religião predominante nesta região também é a Católica, representada por 89% dos moradores e a menos praticada é a Evangélica, representado apenas 11% das respostas.

Em relação ao grau de escolaridade, a maior parte, representada por 68% dos entrevistados possui apenas Ensino Fundamental incompleto. A profissão mais representativa entre os moradores ribeirinhos nesta região é a de pescador (62%). A maioria dos entrevistados possui como renda mensal entre 1 e 2 salários mínimos (87%) e entre 3 e 5 filhos (39%).

São Francisco e Januária

Na região do médio Rio São Francisco foram realizadas 95 entrevistas com moradores ribeirinhos dos municípios de São Francisco e Januária. Nesta região, a maior parte dos entrevistados é do sexo masculino (97%) e apenas 3% são do sexo feminino. A maioria dos moradores possui entre 31 e 65 anos (74%), aproximadamente 15% possui mais de 65 anos e 11% possuem entre 18 e 30 anos. A religião predominante entre os entrevistados é a Católica (80%) e a menos praticada é o Adventismo representado por apenas 1% das respostas.

Em se tratando do nível de escolaridade, a maior parte, representada por 64% das pessoas possui Ensino Fundamental incompleto. A profissão predominante entre os moradores ribeirinhos é a de pescador, representada por 76% da população. Em relação à renda mensal, a maioria das pessoas recebe entre 1 e 2 salários mínimos (91%) e possui entre 3 e 5 filhos (33%).