No final do ano de 2012 foi realizado um amplo trabalho de entrega de livros e capacitação de profissionais em Belo Horizonte. Em 2013 temos muitas novidades: mais oficinas e cinema itinerante com o documentário do projeto!!!

A entrega do livro educativo foi realizada em várias escolas da rede pública e privada da capital mineira, assim como em diversas instituições: bibliotecas públicas, universidades, comitês de bacias hidrográficas (CBH), redes de televisão, Museu de História Natural e Estação Ecológica da UFMG, Aquário do Rio São Francisco da Fundação Zoo-Botânica, Fórum de Entidades da Vila Acaba Mundo e Centro de Ecologia Integral. No total foram distribuídos 305 livros em Belo Horizonte.

No final de 2012, o projeto “História Natural de Peixes de Água Doce” também realizou oficinas de Educação Ambiental no Aquário do Rio São Francisco, da Fundação Zoo-Botânica, com o objetivo de capacitar os funcionários desta instituição, e para a escola Obra Social São José Operário, parceira do Aquário. Promoveu uma oficina no CBH Rio das Velhas e participou da Feira do Conhecimento do Colégio Loyola onde, além de informar os visitantes sobre o estudo dos peixes do Rio São Francisco, sorteou alguns livros.

O livro foi recebido por todos com contentamento e curiosidade, em especial no Aquário do Rio São Francisco, onde havia uma grande demanda de material didático sobre o tema por parte da equipe que atende visitantes e realiza oficinas com as escolas. Confira abaixo as escolas e instituições de Belo Horizonte onde foram doados os livros e realizado o trabalho de Ed. Ambiental:

 Aquário do Rio São Francisco e Obra Social São José Operário

Escolas e Biblioteca Públicas

Escolas Particulares

Universidade Federal de Minas Gerais 

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

CBH Rio das Velhas

Demais instituições

Amigos do projeto “História Natural de Peixes de Água Doce”, informamos que temos muitas novidades para o ano de 2013,  onde será realizado o cinema itinerante nos 10 municípios abrangidos. O cinema consistirá na veiculação do documentário produzido pelo projeto para o público alvo e todos interessados. Além disto, serão realizadas mais oficinas de Ed. Ambiental e atividades de mobilização social e articulação interinstitucional para realização do cinema. Esperamos que seja um grande evento em prol da conservação dos peixes da Bacia do Rio São Francisco e melhoria da qualidade de vida dos ribeirinhos desta bacia!